Newsletter Dezembro 2023

Newsletter Linha Vermelha

Notícias, resumos de estudos, eventos extremos recentes, ativismo climático e recomendações

Olá! Damos-te as boas vindas à Newsletter da Linha Vermelha, um espaço onde iremos partilhar notícias sobre a crise climática, estudos relevantes, eventos extremos que aconteceram recentemente pelo mundo e até sugestões de livros, podcasts, documentários e mais. Estamos apenas a começar, por isso se houver algum tema que gostasses de ver por aqui ou tiveres outras sugestões em relação ao formato desta newsletter envia-nos o teu feedback!Até breve,
João e Carolina
Nota: Todas as palavras sublinhadas são links externos, fontes de notícias, estudos, ou outras referências.

Notícias

1 em cada 3 crianças enfrenta escassez severa de água, alerta a UNICEF

Um novo relatório da UNICEF revela que 1 em cada 3 crianças (739 milhões de crianças) em todo o mundo, vive em áreas expostas a escassez de água alta ou muito alta, devido às alterações climáticas. O estudo destaca a vulnerabilidade das crianças expostas à escassez de água, afetando não apenas sua saúde física, mas também mental, sendo que a crise climática agravará ainda mais esta situação.

UNICEF, 13/11/2023

Cientistas alertam que estamos mais próximos de atingir a meta de limitar o aquecimento em 1.5°C, do que se pensava

Um novo estudo alerta que o prazo para evitar um aquecimento global de 1.5°C será atingido antes de 2030 se as emissões não forem reduzidas. Dentro de pouco mais de cinco anos – algures no início de 2029 – o mundo provavelmente não conseguirá ficar abaixo do limite de 1.5ºC se continuar a queimar combustíveis fósseis ao ritmo actual.

Euronews, 31/10/2023

Shell processa Greenpeace em 2.1 milhões de dólares por protesto contra combustíveis fósseis no Mar do Norte

A petrolífera Shell está a processar a Greenpeace em 2.1 milhões de dólares, devido a uma ação de bloqueio onde ativistas ocuparam uma plataforma de petróleo no Mar do Norte para protestar contra os crimes climáticos da Shell.

The Guardian, 09/11/2023

Comunidade Mexicana precisa de ser urgentemente deslocada devido à subida do nível do mar

Oitenta e quatro pessoas da comunidade “El Bosque”, no sul do México, precisam de ser deslocadas devido à subida do nível do mar. Houve uma promessa que estas pessoas seriam deslocadas para a vila de Frontera (a 12 km de El Bosque) em 1 de novembro de 2023. Apesar das promessas das autoridades mexicanas em abril de 2023, a realocação não ocorreu, deixando a comunidade numa emergência humanitária, relata a Amnistia Internacional que elaborou uma carta que pode ser enviada às autoridades mexicanas.

Amnistia Internacional, 08/11/2023

Médicos de todo o mundo instam governos a parar a expansão de combustíveis fósseis

Organizações de clínicos gerais e de saúde, incluindo o principal órgão de clínicos gerais da Austrália, que representam mais de três milhões de profissionais de saúde em todo o mundo, enviaram uma carta aberta exigindo ação global urgente para travar as alterações climáticas. A carta, assinada por 39 organizações de saúde, insta os governos a parar a expansão de novas infraestruturas de combustíveis fósseis e investir em energia renovável para combater os crescentes impactos na saúde causados pelas alterações climáticas.

The Guardian, 28/10/2023

Desde 2016, empresas de combustíveis fósseis financiaram em 260 milhões de euros várias universidades europeias

Uma investigação da “Investigate Europe” revelou que universidades em toda a Europa aceitaram pelo menos 260 milhões de euros em financiamento de empresas de combustíveis fósseis desde 2016, o que levanta preocupações sobre a influência da indústria sobre a pesquisa académica. Empresas como a Shell e BP contribuíram com milhões de euros, comprometendo os compromissos de muitas universidades com metas de neutralidade carbónica.

Investigate Europe, 28/11/2023

Eventos Extremos

América Central

O furacão Otis atingiu o México a 25 de outubro com rajadas de vento de 270 km/h resultado em quase 1 milhão de pessoas afetadas, 48 mortes, 26 pessoas desaparecidas e inúmeros danos a infraestruturas e serviços.

Mais notícias sobre os efeitos do furacão Otis no México.

África

Com o início da estação das chuvas em outubro, na região do corno de África, chuvas intensas têm provocado eventos climáticos extremos como cheias, inundações e deslizamentos de terras. Na Somália 1.7 milhões de pessoas foram afetadas e 695.000 pessoas tiveram de abandonar as suas casas; no Quénia, os deslizamentos de terras e cheias provocaram 71 mortes, 45.000 pessoas deslocadas e cerca de 95.000 afetadas; cerca de 700.000 pessoas foram afetadas na Etiópia; e na Tanzânia registaram-se 12 mortes e 10.000 pessoas afetadas.

Mais notícias sobre as cheias na Somália e na Etiópia.

América do Sul

A oitava onda de calor do verão no Brasil atingiu a sensação térmica de 58.5ºC. Esta onda de calor segue-se a recordes de meses mais quentes de sempre (julho, agosto, setembro e outubro) e um estado de seca severa na Amazónia. Poucos dias depois, no sul do Brasil chuvas intensas e cheias provocaram 50 mortes e milhares de pessoas desalojadas.

Europa

Após as chuvas e cheias intensas que atingiram França, Reino Unido e outros países europeus no início de novembro, as primeiras tempestades de neve começaram a atingir os países do leste europeu provocando cortes de eletricidade em várias cidades e algumas vítimas mortais.

Estudos Científicos

Concentração de GEE na atmosfera bate novo recorde: 420.2 ppm quando o valor seguro é de 350ppm. (ppm = partes por milhão)

O excesso de gases com efeito de estufa que retêm calor na atmosfera atingiu, mais uma vez, um novo recorde no ano passado. As concentrações médias globais de dióxido de carbono (CO2), o gás com efeito de estufa que permanece mais tempo na atmosfera, em 2022 estavam 50% acima dos níveis da era pré-industrial pela primeira vez.

Organização Meteorológica Mundial, 15/11/2023

Os 25 principais grupos de lobby de hidrogénio gastam 75,7 milhões de euros por ano em lobby junto das instituições da UE

Isto é mais do que os principais lobbies das grandes empresas tecnológicas (43,5 milhões de euros) e da grande finança (38,75 milhões de euros). Relatório também revela que 99% do hidrogénio produzido globalmente é produzido a partir de combustíveis fósseis.

Corporate Europe Observatory, 03/10/2023

43,1 milhões de crianças deslocadas internas devido a catástrofes durante um período de seis anos

O relatório da UNICEF observa que houve 43,1 milhões de crianças deslocadas internas devido a catástrofes durante um período de seis anos – o equivalente a aproximadamente 20.000 de crianças por dia. Quase todos os deslocamentos – 95% das crianças deslocadas internamente – foram provocados por inundações e tempestades.

UNICEF, Outubro de 2023

O relatório “Lancet Countdown on health and climate change” analisou alguns impactos caso seja atingido um aumento de temperatura de 2ºC

  • Mortes relacionadas com calor extremo irão aumentar 370%;
  • perda de trabalho relacionada com calor extremo irá aumentar 50%;
  • mais 524,9 milhões de pessoas irão ter segurança alimentar moderada a severa;
  • o potencial para a transmissão de dengue irá aumentar 37%;
  • também identificaram que dos 40 bancos que mais emprestam ao setor dos combustíveis fósseis, mais de metade aumentaram os empréstimos ao setor desde a assinatura do Acordo de Paris.

The Lancet, 14/11/2023

Estudo da World Resources Institute identifica algumas medidas para limitar o aquecimento em 1.5ºC

  • Eliminar progressivamente o carvão na produção de eletricidade sete vezes mais rápido do que as taxas atuais. Isto equivale a desativar cerca de 240 centrais eléctricas alimentadas a carvão de dimensão média todos os anos até 2030;
  • Expandir a cobertura da infraestrutura de transportes seis vezes mais rápido. Isto equivale à construção de sistemas de transporte público com aproximadamente três vezes o tamanho da rede de metro, corredores de autocarros e linhas de metro ligeiro da cidade de Nova Iorque todos os anos ao longo desta década;
  • A taxa anual de desflorestação — equivalente à desflorestação de 15 campos de futebol por minuto em 2022 — precisa de ser reduzida quatro vezes mais rapidamente ao longo desta década.

World Resources Institute, 14/11/2023

Em 2019, os 1% mais ricos foram responsáveis por 16% das emissões globais de carbono, o que equivale às emissões dos 66% mais pobres da humanidade (5 mil milhões de pessoas)

Mais conclusões do estudo do The Guardian e da Oxfam:

  • Desde a década de 1990, os 1% mais ricos consumiram o dobro do orçamento de carbono que a metade mais pobre da humanidade combinada;
  • Os 10% mais ricos são responsáveis por 50% das emissões enquanto os 50% mais pobres são responsáveis por 8% das emissões;
  • Hoje, 783 milhões de pessoas não têm certeza de onde virá a próxima refeição. Entretanto, entre 2020 e 2021, os bilionários da alimentação e da agricultura conseguiram aumentar a sua riqueza coletiva em 45%.

The Guardian e Oxfam, 20/11/2023

Recomendações

Livro – Tudo Pode Mudar – Capitalismo vs. Clima – Naomi Klein

ReportagemRepensar o sistema – Reportagem em 6 partes onde se repensa o sistema em que vivemos face os desafios criados pela crise climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *