O QUE É A LINHA VERMELHA?
Vamos tecer e tricotar Linhas Vermelhas por todo o país!
Somos pessoas preocupadas com a crise climática. Tricotamos Linhas Vermelhas que simbolizam o limite de 1.5ºC de aquecimento que não podemos passar. Tricotamos por justiça climática e organizamos as acções “radicais do tricô” em solidariedade com activistas pela justiça climática.
PORQUÊ UMA LINHA VERMELHA:
Esta Linha Vermelha materializa a voz dos que têm dito e repetido – NÃO – à prospeção e exploração de hidrocarbonetos – aqui e no mundo.
Através da tecelagem e do tricot, informamos e mobilizamos a população, que de outra forma não estaria consciente e sensibilizada para este crime.
Vamos falar a uma só voz e dizer que esta Linha Vermelha representa os limites dum planeta justo e habitável, em que o aquecimento global não ultrapassa os 1.5ºC.
QUEM SOMOS:
A Linha Vermelha é dinamizada pela Academia Cidadã e junta ativistas pela justiça climática, bem como todas as pessoas preocupadas com a crise climática, ecológica, ambiental e social, que a nós se queiram juntar.
COMO COMEÇOU:
Em 2016 existiam em Portugal 15 concessões para exploração de hidrocarbonetos (gás e petróleo). A Linha Vermelha foi criada para lutar contra estas concessões.
A primeira Linha Vermelha, ainda sem campanha oficial, foi tecida em Junho de 2016 por um grupo de amigos ativistas, nos Jardins da Fundação Gulbenkian. Foi escolhido então esse local, como forma de protesto contra a Fundação, já que esta detinha, na altura, a petrolífera Partex Oil and Gas. Foi tecida uma Linha Vermelha de aproximadamente 60 metros, que, logo em julho do mesmo ano, fez parte do Cordão Humano em Tavira, uma ação contra a exploração de petróleo ao largo de Aljezur.
Posteriormente, a Academia Cidadã e o Climáximo juntaram-se para dinamizar esta ideia e fazer com que a Linha Vermelha, de 60 metros já tecida e tricotada, aumentasse e fosse feita por pessoas de todo o País.
Este foi o início da campanha da Linha Vermellha. Escolhemos posteriormente o dia 12 de Novembro de 2016, na Marcha pelo Clima, em Lisboa, para apresentar oficialmente a Campanha Linha Vermelha e foi aqui que mostrámos a primeira linha.
Descobre os eventos em que estivemos presentes desde 2016:
- Até 21 de Abril de 2018: https://my.visme.co/view/q6xg1edq-lv-ate-21-04-2018
- Até 17 de Julho de 2019 : https://my.visme.co/view/rx0dpeo6-lv-desde-21-04-2018-ate-19-07-2019
- Desde 20 de Julho de 2019 até Outubro de 2020: https://www.canva.com/design/DAEUcBJkQm0/rP5tEeenZJE9ZlvUGQl4UA/watch?utm_content=DAEUcBJkQm0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink
OS NOSSOS ANTERIORES PARCEIROS:
A Linha Vermelha é um projeto da Academia Cidadã, em parceria inicial com o coletivo Climáximo.
Contámos também com a colaboração de diversas pessoas, organizações e empresas espalhadas por todo o país.
PALP – Plataforma Algarve Livre de Petróleo
Município de São Brás de Alportel
Centro Comunitário de Carcavelos
ALA – Alentejo Litoral pelo Ambiente
NAPA – Núcleo Académico para a Proteção Ambiental
Núcleo do Ambiente da Faculdade de Letras de Lisboa
Fossilgasfallan, da Suécia
Centro Comunitário de Linda-a-Velha
Knitting Nannas Against Gas Lismore
OS NOSSOS ANTIGOS DOADORES:



E AGORA?
Sabe mais nesta página sobre o que estamos a fazer agora.