Quem somos?

O QUE É A LINHA VERMELHA? 

Somos um grupo informal de pessoas preocupadas com a crise climática. Tricotamos Linhas Vermelhas para simbolizar o limite de 1.5ºC de aquecimento global que não deve ser ultrapassado e escolhemos esta cor por representar um STOP. Desde 2016 mais de 2000 pessoas tricotaram cerca de 1500 metros em mais de 200 eventos e ações públicas que organizámos ou nos quais participámos, por todo o país.  

A Linha Vermelha reúne pessoas preocupadas com a crise climática, ecológica, ambiental e social, que a nós se queiram juntar, pontual ou regularmente. Os largos metros de Linhas Vermelhas tricotadas por inúmeras mãos, que se juntam em prol de um objetivo comum, reforçam o sentido do coletivo e alimentam a importância de nos unirmos para fazermos a diferença.

Queres participar? Não precisas de saber/querer tricotar. Vê AQUI como o podes fazer.  

VISÃO E MISSÃO

Acreditamos que é possível construir um sistema centrado nas necessidades das pessoas, tendo em conta os limites do planeta, no qual o crescimento económico deixe de ser o objetivo principal. Temos uma perspetiva global, sistémica e coletiva ao encarar os problemas e pensar soluções.    

Limitar o aumento da temperatura global em 1.5º C é inegociável. As nossas ações, protestos e eventos partem deste pressuposto e as Linhas Vermelhas representam esse mesmo limite.   

Focamo-nos em usar o espaço público para criar ambientes seguros de aprendizagem e reflexão sobre justiça climática, que fomentem a participação das pessoas, estimulando um pensamento crítico e uma compreensão de que as alterações climáticas estão diretamente ligadas às injustiças sociais.   

Sabemos que a mudança só acontece com ação coletiva e para isso pretendemos não só aproximar as pessoas dos movimentos sociais incentivando a participação cidadã, numa abordagem interseccional, mas também colaborar e facilitar a cooperação no movimento pela justiça climática.   

Atuamos a nível internacional, nacional e local com recurso às manualidades (tricô e crochê), um elemento simbólico e icónico que nos permite relacionar o assunto clima com problemas que as pessoas reconhecem como imediatos e que influenciam as suas vidas. 

A NOSSA HISTÓRIA: 

Em 2016 existiam em Portugal 15 contratos para exploração de combustíveis fósseis (gás e petróleo). A Linha Vermelha foi criada com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os cidadãos contra estes contratos. E fomos bem-sucedidos, pois todos os contratos foram cancelados e Portugal está livre da extração de combustíveis fósseis, desde 2020. 

A primeira Linha Vermelha, ainda sem campanha oficial, foi tecida em Junho de 2016 por um grupo de amigos ativistas, nos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi tecida uma Linha Vermelha de 60 metros, que, logo em julho do mesmo ano, fez parte do Cordão Humano em Tavira, uma ação contra a exploração de petróleo ao largo de Aljezur.  

Vê em detalhe, tudo o que fizemos desde 2016:

OS NOSSOS ANTIGOS DOADORES:

Guerrilla Foundation
Minor Foundation for Major Challenges
Burning Man – Global Art Grants
Lush Charity Pot

OS NOSSOS ATUAIS DOADORES:

Guerrilla Foundation

Junta-te a nós. AQUI como o podes fazer.