Linha Vermelha em Leiria

Na sexta-feira 27 de Abril estivemos no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria em mais uma sessão de esclarecimento sobre a exploração de hidrocarbonetos em Portugal, e em particular sobre o furo de gás previsto para Aljubarrota, concelho de Alcobaça, já em 2019, inserido no contrato da Batalha, com mais furos previstos na região para os seguintes anos.

 

A sessão contou com cerca de 30 pessoas que escutaram atentamente a informação dada por nós e pelo João Vinagre, do blog “Gas Natural Não” .

 

A situação na zona centro é desesperante: o primeiro furo está já planeado para o próximo ano e muito pouca gente sabe destes planos, num processo contratual em que nem os municípios locais foram consultados. Pouco a pouco vamos informando os cidadãos!

 

Lembramos que decorre neste momento uma consulta pública para decidir a necessidade de estudo de impacte ambiental – uma demonstração do quão absurdo estes furos são.

 

Aproveitámos também para falar do novo movimento de Cidadãos da Zona Centro contra a exploração de gás e petróleo. Brevemente publicaremos mais informação sobre esta iniciativa de cidadãos da zona centro e oeste!

 

Comentem, que serão ouvidos