Na sexta-feira 27 de Abril estivemos no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria em mais uma sessão de esclarecimento sobre a exploração de hidrocarbonetos em Portugal, e em particular sobre o furo de gás previsto para Aljubarrota, concelho de Alcobaça, já em 2019, inserido no contrato da Batalha, com mais furos previstos na região para os seguintes anos.
A sessão contou com cerca de 30 pessoas que escutaram atentamente a informação dada por nós e pelo João Vinagre, do blog “Gas Natural Não” .
A situação na zona centro é desesperante: o primeiro furo está já planeado para o próximo ano e muito pouca gente sabe destes planos, num processo contratual em que nem os municípios locais foram consultados. Pouco a pouco vamos informando os cidadãos!
Lembramos que decorre neste momento uma consulta pública para decidir a necessidade de estudo de impacte ambiental – uma demonstração do quão absurdo estes furos são.
Aproveitámos também para falar do novo movimento de Cidadãos da Zona Centro contra a exploração de gás e petróleo. Brevemente publicaremos mais informação sobre esta iniciativa de cidadãos da zona centro e oeste!