Alguns dos grupos activistas com quem estamos solidários:
Climáximo – colectivo em Portugal, anti-capitalista que luta pela justiça climática.
Greve Climática Estudantil – coletivo de estudantes que luta por justiça climática e que organiza as ocupações de escolas em Portugal.
Scientist Rebellion – grupo internacional de cientistas ambientalistas que faz campanha pelo decrescimento, justiça climática e mitigação mais eficaz das mudanças climáticas. Também existem em Portugal.
Parar o Gás – plataforma de ação inserida na campanha Gás é Andar Para Trás que pretende desmistificar que o gás fóssil é uma energia limpa.
Rebels in Prison – website de que existe para apoiar activistas presos no Reino Unido.
Just Stop Oil – é uma coaligação de grupos que trabalham juntos para garantir que o governo do Reino Unido se comprometa a não conceder licenciamento para a produção de novos combustíveis fósseis.
Letztegeneration – é um grupo de ativistas que lutam contra as mudanças climáticas. Seus métodos de desobediência civil, como profanar obras de arte ou bloquear estradas, tendem a gerar indignação pública. Em 2022, o grupo realizou 276 bloqueios de estradas na Alemanha. Fazem parte da rede A22.
Ende Gelände – Luta contra as minas de carvão linhite, na Alemanha e mais recentemente contra o gás fóssil. Vídeo de uma ação: https://www.youtube.com/watch?v=2pD_5KLmW3I
Stay Grounded – é uma rede global de mais de 160 organizações que promovem alternativas à aviação para enfrentar as mudanças climáticas e lutam pelo decrescimento da aviação.
Fossil Free London – existe para tornar a cidade de Londres, inóspita para a indústria de combustíveis fósseis e os bancos que a financiam. Usam ação direta, acrobacias criativas, disrupção e protesto para manchar a imagem da indústria e atacar sua licença social.
Coode Rood – Luta contra gás fóssil em Groningem e contra terminais de importação de carvão em Roterdão e Amesterdão
ZAD (Zone Autonome Defensive) – Luta contra a construção de um aeroporto perto de Nantes. Vídeo sobre a ZAD: https://www.youtube.com/watch?v=Quehf2OMUbo
Extinction Rebellion é um movimento descentralizado que nasceu no Reino Unido que pretende utilizar a acção não-violenta, a disrupção e as detenções em massa para evitar o colapso climático. Fazem várias semanas/momentos de mobilização onde centenas ou milhares de pessoas são detidas por fazerem acções desobediência civil.
Climate Justice Action: Rede europeia de movimentos de base
Shell Must Fall – Campanha contra a Shell, que faz acções directas e também participam nas assembleias gerais de accionistas para os confrontar com os seus crimes.
System Change Not Climate Change – Coletivo da Áustria que neste momento estão focados no bloqueio da expansão aeroportuária. Realizam também acampamentos pela justiça climática.
Reclaim the power – Realização acções directas pela justiça climática no Reino Unido.
Limity jsme my – “Os limites somos nós” – Estão envolvidos na luta contra o carvão na República Checa. Realização acções directas e acções de desobediência civil.
Ecologistas en Accion – confederação de mais de 300 grupos ecologistas no Estado Espanhol. Realizam acções directas, campanhas, relatórios e imensas actividades.
Climacció – colectivo de acção não-violenta e ecofeminista de Barcelona que luta contra o gasoduto MidCat contra a aviação e o turismo em massa.
Corporate Europe Observatory – organização não governamental focada nos lobbies a decisões de políticas europeias à porta fechada. Abordam e investigam temas como as portas giratórias, fazem campanhas contra os tratados de comércio livre. Organizam formações e realizam “toxic tours”, que é um passeio onde se visitam as sedes das empresas fósseis e dos bancos que as financiam. Vídeo de uma “toxic tour”: https://www.democracynow.org/2019/12/9/toxic_tour_of_spains_dirtiest_corporate
Counter Balance: coligação europeia de ONGs. Fazem campanhas de denúncia, de informação e de lobbying. Dinamizam a campanha Fossil Free EIB – BEI (Banco Europeu de Investimento Livre de combustíveis fósseis.
Food and Water Europe – é o representante europeu da ONG Food and Water Watch. Lutam contra o fracking e contra a privatização da água. Organizam dias de acção global, conferências e formações.
Gastivists – Rede de activistas contra novas infraestruturas de gás que apoia movimentos de base e que facilita a interação entre ONGS e movimentos de base.
JA (Justiça Ambiental) – Moçambique tem as nonas maiores reservas de gás do mundo. A JA foca-se na questão do gás, nas florestas, nas barragens e no acesso das pessoas à água potável. Os projectos de exploração de gás fóssil têm participação de várias empresas portuguesas: Galp, Mota Engil, Millenium BCP, Gabriel Couto e Norvia.
STOP EACOP – luta contra um mega-óleoduto na África para extrair 6 mil milhões de toneladas de petróleo bruto de 1500 km (igual à distância entre Lisboa e Marselha) entre Uganda e Tanzânia.
Fracking no Delta do Okavango, podes saber mais aqui.
E muitas outras lutas de comunidades indígenas e activistas pela justiça climática espalhados pelo mundo.
Vê todos os eventos que realizámos desde 2016, nesta página.