O que fazemos

Atuamos em três dimensões:  

Internacional – fazemos parte da rede “Knitting for Climate” – Em 2024 a Linha Vermelha foi inspiração para um grupo de pessoas do norte da Europa que começou também a tricotar linhas vermelhas por 1.5ºC. Esta rede conta já com cerca de 10 grupos que usam as linhas para simbolizar as reivindicações pelo clima, desde Noruega, Suécia, Escócia, Zâmbia, Quénia, Países Baixos, etc, realizando protestos conjuntos a par do que desenvolvem localmente.  

Nacional – vamos impedir a construção do novo gasoduto H2MED e cooperamos com outras organizações a nível nacional – sensibilizamos e mobilizamos pessoas para impedir a construção desta nova infraestrutura de combustíveis fósseis. Podes saber mais sobre este novo projeto de combustíveis fósseis, aqui. Como consideramos fundamental estar em contato com outras organizações, fazemos parte de redes nacionais de organizações, de forma a melhor articularmos os nossos objetivos e estratégias. 

Local – eventos/workshops em associações locais – regularmente vamos a associações dos subúrbios de Lisboa, Setúbal e Sintra, onde dinamizamos atividades com recurso a metodologias participativas. Estabelecemos uma ligação entre a justiça climática e o quotidiano das pessoas participantes, apontando as causas de problemas sociais contemporâneos.  

Pontualmente, também participamos e organizamos ações de rua e manifestações, cujos âmbitos se alinham com a nossa missão. 

Mensalmente lançamos uma newsletter com notícias, estudos científicos, relatórios, um resumo dos eventos extremos que aconteceram no último mês. Também damos algumas recomendações de livros, vídeos, artigos, documentários, etc. Podes consultar todas as newsletters que enviámos, AQUI.  

Porquê “radicais do tricô”? 

Porque um problema só pode ser resolvido na sua raiz. E ser radical, é ir à raiz do problema. 

A crise climática só se resolve se atacarmos a raiz do problema. Acreditamos que é possível construir um sistema centrado nas necessidades das pessoas, tendo em conta os limites do planeta, no qual o crescimento económico deixe de ser o objetivo principal. Temos uma perspetiva global, sistémica e coletiva ao encarar os problemas e pensar soluções.    

Por isso, somos os radicais do tricô. 

Junta-te a nós. AQUI como o podes fazer.